sábado, 12 de outubro de 2013

A Física

"A ciência está escrita neste grande livro colocado diante dos nossos olhos (o universo) mas não podemos lê-lo se não enterdermos a linguagem dos símbolos em torno dos quais está escrito. Este livro está escrito na linguagem matemática" (Einstein)
"O maior mistério da natureza é que ela é compreensível" (Einsten)
O ser humano persegue incansavelmente entender a natureza. 
A FÍSICA (physis=natureza) é o estudo sistemático das propriedades básicas do universo. Estas propriedades estão relacionadas com as interações entre os objetos. Elas ocasionam os fenômenos físico-naturais.
A física é a mais fundamental das filosofias naturais. É por meio dela que se investiga a natureza, utilizando-se da observação, ou investigação, pelo método científico, pois os fenômenos naturais são consequências de poucas leis fundamentais. Tal método científico se estabelece em 3 (três) aspectos básicos; o reducionismo (análise de propriedades de sistemas mais simples), o experimento (base intransigente na existência experimental) e a matemática (relação lógica).
Sistema de interesse: Um objeto analisado que pode interagir de modo significativo com outros objetos que não estejam muito distantes. Esta interação ocorre de 4 (quatro) maneiras diferentes:
1- Por meio de forças gravitacionais
2- Por meio de forças eletromagnéticas
3- Por meio de forças nucleares fortes
4- Por meio de forças nucleares fracas
E a mecânica é a relação entre a interação (força) e o movimento resultante.
"A ciência é construida de fatos, como uma casa é de pedras. Mas uma coleção de fatos não é mais que uma ciência do que um monte de pedras não é uma casa". (H.POINCARE)
.

Um comentário:

  1. Está bem que de fato não existe aquela simpatia dos discentes pela disciplina de física. A empatia com o professor, até ameniza um pouco esta questão. Neste processo de ensino e aprendizado, um mundo ideal digamos assim, seria perfeito e ótimo, se num esforço mútuo, entre professores e alunos, fossem propiciados; trabalhar bem a disciplina, principalmente, com alunos cooperadores, não atrapalhando o professor com suas conversas paralelas, empenhando-se e dedicando-se, que traduzidos vem a ser, revisar e exercitar os conteúdos dados. Estudar, neste sentido, seria prazeroso e eficaz. Infelizmente, não posso dizer que vivemos neste mundo ideal hoje, pelo menos na maioria dos estabelecimentos de ensino em nosso país. E o maior inimigo da educação, e do professor, é claro, vem a ser o que conhecemos por: Indisciplina.

    ResponderExcluir

Obrigado, volte sempre.